A Casa do Sorrio

Uma história com histórias

Esta é uma história feita de histórias, que começa nas origens da família, na arte de bem cozinhar, de bem receber e de encantar. Uma história que vem dos avós de quatro irmãos – Paula, Sandra, Sónia e João – que cresceram juntos a apreciar o sabor de viver em família.

A arte da Mãe Eulália

Na companhia do avô António e da avó Conceição as mesas eram sempre cheias: de amor, de cumplicidade, família e amigos que se juntavam, e das iguarias com os melhores sabores da época.

Os tios e os primos eram uma companhia assídua e a alegria de uma casa sempre pronta a receber.

Também a Mãe Eulália faz parte desta história. Uma cozinheira de mão cheia, que acredita que a cozinhar se aquece os corações. Dedica tempo à cozinha, sem nunca pensar no tempo, mostrando de forma saborosa a sua forma de amar.

Aquecer os corações

A Mãe Eulália é curiosa, criativa e passa horas na cozinha a dar sabor à sua arte. Tempera tudo com antecedência e deixa horas a temperar. Nos seus pratos não falta sabor nem imaginação. É a maior adepta do slow cooking. Os seus rissóis de carne são provavelmente os melhores do mundo, com uma massa muito fina que deixa transparecer a carne através dela.

 

O cabrito assado e as famosas pataniscas de bacalhau com arroz de tomate, são alguns dos seus pratos que deixam água na boca e fazem parte dos desejos de família.

 

Antigamente os lanches da praia incluíam batatas fritas à inglesa, que a Mãe Eulália cortava com a mandolina e fritava de manhã.

Os momentos festivos como a Páscoa e o Natal eram tão intensos que ainda hoje perduram na memória de todos, como momentos saborosos à volta do que realmente importa.

 

Cada evento é planeado para ser único como o primeiro.
casa do sorrio - experiências em viana do castelo
Família à mesa na Casa do Sorrio
Com tempo para viver sem tempo
Nesta família não se pensa no tempo, a não ser no tempo que se quer estar. Com a família.


Os amigos. As outras famílias e aqueles com quem se ambiciona partilhar.

Numa família com tantos, há tanto para celebrar. Os aniversários são muitos e com eles há sempre mais um motivo de festa. 


Nestes encontros nunca falta família nem amigos e até por vezes vizinhos.

As mesas estão sempre cheias de abraços partilhados, risos desembrulhados e pratos saborosos para provar. A cada encontro ouvem-se brincadeiras e tudo se vive com demora. Desde pequenos que assim foi e para sempre assim será.

 

Os quatro irmãos cresceram segundo o princípio taste the slow em casa cheia e mesa com ceia.
Da família para as irmãs Paula e Sandra.

É com orgulho e um grande sentido de responsabilidade que a Paula e a Sandra mantêm a tradição de família, alimentando momentos de convívio e partilha nas suas famílias e nas outras que vão encontrando. Fazem-no naturalmente, sem nunca terem tido uma passagem formal de testemunho.

Sem ninguém ter ensinado, nem sequer a Mãe Eulália, que gostava de estar sozinha na cozinha sem panelas levantadas, nem perguntas antecipadas sobre o que estava a cozinhar. Foi o ambiente em que viviam e o bem-estar que sentiam na partilha de momentos em família, que fez com que quisessem continuar o legado das antigas gerações. 

Curiosas por aprender e por conseguir os seus pratos especiais, viajaram, passearam, confraternizaram descobriram novas culturas e novas formas de trazer sabor à Família.

Paula, das viagens ao sonho.

A Paula viveu no Brasil – em Porto Alegre, Rio Grande do Sul – e de lá trouxe o pão de queijo, a feijoada, a picanha, a moqueca de camarão e o quindim. Trouxe também a gastronomia italiana, não fosse Porto Alegre um dos locais de grande descendência Italiana no Brasil. Adora viajar e em todos os locais que visita procura conhecer a gastronomia local, de onde traz constantemente inspiração para a sua cozinha.

Em 2006 encantou-se com Viana do Castelo, onde encontrou a raiz do seu sonho, à qual deu o nome de Casa do Sorrio. Uma nova casa de família, onde decidiu juntar familiares e amigos à volta de uma mesa, sem tempo, sem correria, sem pressa.

 

A sua irmã Sandra, que desde sempre alinhou nos desafios da Paula, rapidamente se tornou na sua grande parceira das aventuras da Casa.

Juntas começaram por organizar experiências de gastronomia únicas, com combinações improváveis e ingredientes da terra, que com todo o cuidado escolhiam a pensar exatamente nas pessoas com quem iriam partilhar aquela refeição.

 

Das experiências gastronómicas rapidamente passaram aos workshops de culinária, às experiências de grupo – que sempre acolheram como família. 

Na verdade, é a única forma com que sabem receber.

 

Para além do gosto que ambas têm pela culinária e pelo prazer em receber, a Paula tem uma outra grande paixão, as caminhadas pela natureza. 

 

É também uma caminheira de Santiago.

Paula e Sandra na Casa do Sorrio

É na Casa do Sorrio que encontra a origem para os seus grandes e pequenos passeios. Foi aqui que começou por juntar pequenos grupos, projetando as experiências outdoor exatamente da forma que o grupo desejava. Para a Paula, servir é uma missão de vida e cumpri-la com dedicação é a única forma de
ser feliz.

 

E foi este o mote para começar a desenhar diferentes experiências exclusivas – de gastronomia e outdoor, tanto para indivíduos como grupos – sempre com o objetivo de conseguir uniqueness em cada uma. 

 

Fá-lo com um coração tão grande, que marca naturalmente as pessoas por quem passa, promovendo recordações especiais e a vontade de voltar.

Newsletter